Histórico

1ª Oficina para Inclusão Digital

Brasília-DF | Maio-2001

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e das organizações não governamentais Sampa.org e Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS). Realizada ainda no Governo FHC, contou com participação de todos os setores governamentais, empresas privadas e estatais, sindicatos, movimentos sociais, ONG’s, fundações e consolidou uma temática das políticas públicas.

Principais temas: Conscientização ampla sobre a importância da democratização da Internet e do acesso ao conhecimento por parte de todos os atores sociais

Documentos: Diretrizes gerais sobre Inclusão Digital, incluindo as dimensões educacionais, de controle social, de coordenação e da infraestrutura física de acesso à Internet elaboradas em carta confeccionada em ampla plenária.

 

 

2ª Oficina para a Inclusão Digital

Brasília-DF | Marco-2003

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e das organizações não governamentais Sampa.org e Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS). Retomada do evento após ano de eleição, inserindo a discussão sobre Inclusão Digital no calendário de debates sobre políticas públicas.

Principais temas: Estratégias de inclusão e equiparação de oportunidades para a população brasileira, em relação aos recursos das tecnologias de informação e comunicação existentes.

Documentos: Revisão e renovação do documento do evento anterior e avaliação dos avanços do período.

 

 

3ª Oficina para a Inclusão Digital

São Paulo-SP | Maio-2004

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e das organizações não governamentais Sampa.org e Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS). Concomitante ao III Encontro Latino-Americano de Telecentros, destinado à troca de experiências entre os principais agentes envolvidos em programas de inclusão digital na América Latina e Caribe e o II Encontro Nacional de Telecentros.

Principais temas: Formação de telecentristas, comunicação comunitária, mobilização de telecentristas, cultura digital, integração latino-americana das iniciativas de ID, o papel do poder público na garantia do acesso ao conhecimento.

 

 

 Oficina para Inclusão Digital

Rio de Janeiro-RJ | Outubro -2004

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e das organizações não governamentais Sampa.org e Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS). Nesta edição da oficina houve o reconhecimento de que os investimentos em inclusão digital devem ser objeto de políticas públicas.

Principais temas: Balanço da evolução das ações de inclusão digital no Brasil. Outros temas: TV Digital, a democratização das comunicações e a Cúpula da Sociedade da Informação.

 

 

 Oficina para Inclusão Digital

Porto Alegre-RS | Junho-2006

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e as organizações não governamentais Sampa.org e Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS). Foram destaques no evento a realização de oficinas sobre os principais temas, para um público de 1.300 participantes.

Principais temas: Melhores práticas e visões sobre a inclusão digital no Brasil, em seus múltiplos aspectos: educação, cultura, desenvolvimento local, participação, tecnologia.

Documentos: Carta de Porto Alegre, para a efetivação da inclusão digital no Brasil.

 

 

 Oficina para Inclusão Digital

Salvador-BA | Novembro-2007

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e as organizações não governamentais Sampa.org e Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS). O evento deu continuidade aos objetivos da edição anterior para a definição de estratégias e propostas de políticas públicas na área, em discussões envolvendo um público de cerca de 2.400 participantes.

Principais temas: infraestrutura, cidades digitais, redes locais, tecnologias da informação e comunicação nas escolas, conteúdos locais (produção e difusão), economia solidária e arranjos produtivos locais, governança da Internet e políticas públicas de inclusão digital.

Documentos: Atualização da Carta de Porto Alegre, com definição de estratégias e propostas de políticas públicas para a Inclusão Digital no Brasil.

 

 

 Oficina para Inclusão Digital

Belém-PA | Novembro-2008

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e as organizações não governamentais Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Coletivo Digital, Cidadania Digital, Saúde & Alegria e Navega Pará. Foi a primeira Oficina realizada na Região Norte, dando oportunidade de representantes de vários Estados antes ausentes participarem do evento.

Público: Foram 3.514 inscritos e 2.318 participantes credenciados.

Principais temas: Painéis temáticos, oficinas de recondicionamento e desmanche seguro de computadores, metareciclagem e robótica livre, produção de conteúdos e comunicação comunitária, cooperativas tecnológicas, sistemas de gestão de telecentros, redes sem fio, inserção do tema inclusão digital no Fórum Social Mundial, inclusão digital na perspectiva dos territórios, cibercrimes e acessibilidade digital.

Documentos: Carta de Belém, com um balanço da política pública de inclusão digital e propostas e reivindicações da sociedade civil.

 

 

 Oficina para Inclusao Digital

Belo Horizonte-MG | Novembro-2009

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Dataprev e as organizações não governamentais Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Coletivo Digital, Cidadania Digital, Instituto de Pesquisas, Projetos Sociais e Tecnologia– IPSO e Saúde & Alegria. O Telecentros.Br foi apresentado como o grande projeto público de Inclusão Digital do Governo Federal, um complemento de oito anos de políticas públicas desenvolvidas neste setor.

Público: 1.886 inscritos e 1.219 credenciados

Principais temas: Conectividade, Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, robótica, recondicionamento de computadores, lixo eletrônico, produção de conteúdos culturais com uso das tecnologias digitais, ferramentas digitais na educação, acessibilidade e serviços públicos eletrônicos, entre outros.

Documentos: Carta de avaliação das políticas públicas federais para a área de Inclusão Digital.

 

 

 Oficina para Inclusão Digital

Brasília-DF | Novembro-2010

Iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, por intermédio da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, coordenado pela Dataprev, e as organizações não governamentais Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor(RITS), Coletivo Digital, Cidadania Digital, Instituto de Pesquisas, Projetos Sociais e Tecnologia – IPSO e Saúde & Alegria e Programando o Futuro

Público: 1.398 inscritos e 710 credenciados.

Principais temas: Plano Nacional de Banda Larga, Programa Telecentros.Br e balanço e perspectivas da Inclusão Digital no Brasil entre os anos 2001 e 2010.

Documentos: Tópicos de Brasília, um conjunto de propostas elaboradas pela sociedade civil.

 

 

10ª Oficina para Inclusão Digital

Vitória-ES | Dezembro – 2011

Iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações, através da Secretaria de Inclusão Digital, Governo do Espirito Santo, Prefeitura de Vitória e apoio das organizações não governamentais Sampa.org, Coletivo Digital, Cidadania Digita, Saúde & Alegria, e Programando o Futuro, e das organizações Marista Some, Escola do Futuro, UNEB, Instituto Idear e UFMG.

Público: 1200 inscritos. Participação de telecentristas de todos as unidades da Federação, em função do Programa Telecentros.Br, cujos Polos Regionais de Formação trouxeram seus integrantes e educandos.

Principais temas: Plano Nacional de Banda Larga, Conteúdos Educacionais na Web, Formação Técnica e Humana em Telecentros, Educação à Distância e Processos de Certificação.

 

 

11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social

Porto Alegre-RS | Novembro-2012

O coletivo de entidades da sociedade civil formado por Província Marista (RS), Programando o Futuro(GO), Coletivo Digital (SP), Instituto NUPEF (RJ), Cidadania Digital (RS), Projeto Saúde & Alegria (PA), Sampa.org (SP) e pela Associação Software Livre.Org (RS) assume a organização do evento, tradicionalmente de responsabilidade do Ministério das Comunicações. Esta união resultou em um encontro que reuniu cerca de mil pessoas de todas as regiões do país em três dias de atividades. A participação social é incorporada oficialmente como temática e passa a fazer parte do nome do evento. A Associação Software Livre.Org passa a fazer parte do coletivos de entidades envolvidas na organização do encontro.

Principais temas: universalização do acesso, participação social, software livre e compartilhamento, plataformas públicas para formação online, gestão de resíduos eletrônicos, midialivrismo e direito à comunicação.

Documentos: Grito da Exclusão Digital – Carta à Presidenta Dilma Roussef, redigido pelos participantes, reúne reivindicações e direcionamentos almejados em relação às políticas públicas da Inclusão Digital no país

 

 

12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social

Brasília-DF | Dezembro – 2013

Construída com grande esforço das Organizações da Sociedade Civil esta edição experimentou instrumentos democráticos digitais e com os recursos que arrecadou criou mecanismos para contemplar, de forma mais justa possível, o maior número de participantes. Nos processos que precederam a realização Oficina foram aprovados os critérios para a participação presencial:

  1. priorizar as regiões com menos acesso às novas tecnologias
  2. priorizar atores da inclusão Digital e Participação Social que ainda não tinham participado de nenhuma das edições anteriores da Oficina

Essa política criteriosa para viabilizar esta edição da Oficina conseguiu mesmo assim, trazer para participação presencial 315 agentes de inclusão de todo Brasil

Principais temas: entres outros, Programa Nacional de Banda Larga, Marco Civil da Internet, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Processo Participativo e compartilhado na construção e Gestão das Políticas Públicas

 

 

 

13ª Oficina para Inclusão Digital (2016) – Fortaleza-Ceara

A 13ª Oficina para Inclusão Digital foi realizada em Fortaleza no Ceará. O evento teve como objetivo fazer um balanço da evolução das ações de inclusão digital no Brasil. Entre os temas abordados destacaram-se o futuro da política de Inclusão Digital, formação de educadores sociais, cidades digitais, recondicionamento e reciclagem de eletrônicos.

Durante a Oficina houve a Celebração dos 10 anos dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Já enfrentando cenário adverso e uma conjuntura de retrocesso dos grandes projetos públicos de Inclusão Digital, esta edição da Oficina conseguiu atingir cerca de 500 participantes.